
30 de janeiro
“Todas as flores de todos os amanhãs estão nas sementes de hoje” – Provérbio indiano.
Num período tão conturbado como o que estamos a viver, a educação para a paz, a promoção de valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência torna-se imperativa a construção de uma sociedade mais empática e harmoniosa.
A paz aqui não é vista apenas no sentido de cessação da violência, mas principalmente na promoção de ambientes pacíficos a médio e longo prazo.
Para a celebração deste dia, o PNL2030 apresentou 4 propostas às escolas: elaboração de ebooks “Dicionário da Paz” e “Poemário da Paz”; a dinâmica relacionada com o bullying “Temos alternativas?” e a atividade “Dar um passo em frente” sugerida pela Academia de Líderes Ubuntu para a promoção da empatia, da tolerância e da igualdade, a desconstrução de preconceitos e estereótipos, a sensibilização para a não violência, o dizer não ao bullying e a consciencialização para os Direitos Humanos.
Apetece dizer como Mandela “depois de escalar uma grande montanha descobre-se que existem muitas outras montanhas para escalar. Descanso um pouco e recomeço o caminho porque há um longo caminho até à liberdade”.
Da sua autobiografia “O longo caminho para a liberdade”, 1994