Para celebrar o dia da amizade, o dia dos afetos, o Dia dos Namorados, p PNL convidou as escolas a sussurrar poesia.
Os susurradores surgiram em França. Les Souffleurs, como se chamavam, eram personagens trajadas de preto, com guarda-chuvas e longas armas, que sussurravam poesia aos ouvidos daqueles que se dirigiam para o trabalho.
Como se faz um sussurrador?
Um sussurrador é um tubo de cartão longo, com uma medida que vaira entre 1m e 1,5m, que se usa para sussurrar os poemas.
Para a construção do sussurrador precisamos de:
- Tubos de cartão (tecido, rolos de cozinha, papel higiénico…), que colamos uns aos outros até obtermos a extensão adequada.
- Papéis coloridos, tecidos, tintas, lã… para os decorar.
Para realizar a atividade,
|
- os alunos deviam escolher um ou dois pequenos poemas ou quadras relacionadas com os afetos, a amizade, o amor de que gostassem, tentar aprendê-los de cor e preparar a sua recitação, procurando sempre pronunciar bem as palavras, adequar o volume da voz para que aqueles que escutassem o poema sussurrado o conseguissem escutar e compreender bem o que lhes estavam a dizer.
- No dia 14 de fevereiro, foi sugerido que se intercetassem as pessoas dentro ou fora da escola e, depois de conhecida a sua vontade, lhes sussurrassem o poema e prestassem atenção às expressões dos rostos dos ouvintes.
Não conhecemos o número de escolas que aderiram a esta atividade, por isso partilhamos apenas estas imagens que nos foram, gentilmente, enviadas pela Escola Chã de Marinha, a quem expressamos aqui o nosso agradecimento.