Sobre o PNLCV
O que é o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde?
Sob tutela do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e do Ministério da Educação, o PNLCV é um instrumento de política pública, que tem como objetivo elevar os níveis de literacia dos cabo-verdianos. Será concretizado num conjunto de medidas, faseadas ao longo da primeira década da sua implementação, dirigido a diferentes públicos-alvo pelo que é um programa abrangente e multifacetado. Trata-se de um trabalho em rede que só poderá atingir os seus objetivos se contar com diferentes parcerias e com o apoio e envolvimento de toda a sociedade.
Missão
O Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde tem como missão criar e garantir condições de igualdade e equidade no acesso ao livro, à obtenção de níveis de leitura fluentes e de competências leitoras a todos, de modo a capacitá-los para aceder à informação e ao conhecimento e à construção autónoma de aprendizagens ao longo da vida.
Visão
O Plano Nacional de Leitura tem como visão estratégica afirmar-se perante as escolas e os diferentes segmentos da sociedade como um serviço de qualidade no apoio e acompanhamento de atividades de promoção do livro, da leitura, das multiliteracias e da formação docente.
Objetivos
- Promover a leitura e o contacto com os livros para reforçar os hábitos de leitura em contexto escolar, familiar, comunitário e social e formar leitores.
- Facilitar o acesso à leitura, à informação e ao conhecimento.
- Conscientizar as populações para a importância e o valor da leitura.
- Promover atividades em torno do livro e da leitura com os diferentes segmentos da população.
- Fazer da leitura uma prática de rotina nas escolas.
- Dinamizar atividades impulsionadoras das multiliteracias com as escolas, associações comunitárias e bibliotecas municipais.
- Fomentar a participação em projetos nacionais e internacionais impulsionadores da leitura nas suas múltiplas vertentes.
- Intervir em todos os segmentos da população numa dinâmica integradora que envolva as áreas da educação, cultura, ciência e tecnologia, nas escolas, universidades e municípios de modo a vencer os desafios condicionantes e determinantes da leitura e da escrita.
- Desenvolver o Portal PNL para informação, comunicação e interação com a sociedade.